Vaticano: São Gregório de Narek novo Doutor da Igreja
Místico arménio oriundo do final do primeiro milénio considerado um marco na literatura e reflexão cristã
Cidade do Vaticano, 23 fev 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai proclamar Doutor da Igreja Universal São Gregório de Narek, um místico arménio oriundo do final do primeiro milénio e que se notabilizou pela sua escrita e doutrina.
A informação é avançada hoje pela sala de imprensa da Santa Sé e surgiu na sequência de um encontro entre o Papa argentino e o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo Amato.
Nascido no meio de uma família de escritores, São Gregório de Narek (950-1005) é considerado o primeiro grande poeta arménio e um grande marco na literatura e reflexão cristã, autor entre outras obras do “Livro das Lamentações”, hoje traduzido em diversas línguas.
Através deste livro, o monge quis deixar às pessoas uma autêntica enciclopédia de oração, composta por 95 trechos, que deixam transparecer todo o potencial do autor em transformar emoções como o sofrimento ou a humildade em ofertas a Deus.
Para São Gregório de Narek, o principal objetivo da vida era a proximidade com Deus, pois só assim a humanidade poderia viver uma vida verdadeiramente plena.
Uma aproximação que era possível não pelo conhecimento mas sim através das emoções, defendia o místico.
JCP
Fonte: Agência Ecclesia